As monotorizações de controlo integrado de roedores mostram que as populações de ratos diminuíram consideravelmente nas freguesias de Santa Bárbara, São Pedro e Almagreira.

No geral, verifica-se que nas últimas monitorizações que englobam o mês de abril e maio, a zona de costa apresenta valores de consumo de rodenticida elevados, seguindo-se as zonas intermédias, que são as zonas com maior densidade populacional.

Sabendo que, em março foi o período em que se iniciou a reprodução dos roedores, os primeiros indivíduos já apresentam sinais de saídas, a afluência destes novos indivíduos às estações rateiras será maior ou menor conforme os nossos hábitos de higiene.

Desta forma, apela-se que:

– Não sejam deixados restos de alimentos e ração de animais domésticos desprovidos de acondicionamento (principalmente à noite);

– O lixo seja acondicionado e colocado nos respetivos contentores;

– Cada cidadão/ã coloque rodenticida à volta das suas propriedades junto aos muros preferencialmente em estações rateiras ou debaixo de telhas ou dentro de tubos largos de PVC (presos ao local);

– Os pátios ao redor das casas estejam limpos;

– Não sejam deixados material vegetal ou madeiras amontoadas junto a espaços habitados.

O verão é propício à saída e propagação de roedores, para que não ocorram novas infestações será necessário um trabalho conjunto de todos/as, quer das entidades competentes, quer de cada cidadão/ã.

 

Fonte: http://www.cm-viladoporto.pt/SITE/projectos/ver.php?id=1795#.XOwUoGwXXhc.gmail