Festas em honra de Nossa Senhora do Bom Despacho

O último fim-de-semana de julho, em Almagreira é sinonimo de festa, com a realização das festividades em honra da padroeira da freguesia, Nossa Senhora do Bom Despacho. O programa festivo tem o seu ponto alto no domingo, com a celebração da missa solene, seguida de procissão que percorre grande parte da freguesia. Durante todo fim-de-semana a população da localidade e de toda a ilha, tem a oportunidade de assistir a muita música popular, acompanhada das habituais tasquinhas de comes e bebes, do bazar com rifas e do tradicional restaurante com as melhores iguarias marienses.

Festival Maré de Agosto

A Freguesia de Almagreira orgulha-se receber aquele é o mais antigo festival de música do país. É na Praia Formosa que decorre um dos maiores eventos culturais dos Açores. Todos os anos na terceira semana de agosto, milhares de pessoas, locais e visitantes deslocam-se à bonita baía, para assistirem ao Festival Maré de Agosto. A primeira edição do festival ocorreu em 1984 e desde então nunca mais parou, um ambiente mágico e único que ano após ano, reúne várias gerações através da “música do mundo”. Muitas horas de música, mais de 200 concertos, realizados por mais de 1000 músicos nacionais e internacionais, fazem do festival organizado pela Associação Cultural Maré de Agosto, um evento único no panorama regional e nacional dos festivais de verão.

Dia da Freguesia

O Dia da Freguesia é assinalado a 25 de outubro, data que em 1906 marcou a passagem do curato de Nossa Senhora do Bom Despacho a paróquia independente. Por iniciativa da Junta de Freguesia, a efeméride é anualmente celebrada com a realização de distintos eventos culturais, como homenagens, exposições e animação social.

Festas de Santo Amaro

As festas em honra a Santo Amaro, realizam-se na Ermida de Nossa Senhora dos Remédios, todos os anos no mês de janeiro. Centenas de pessoas deslocam-se até à Praia Formosa, para pagarem promessas feitas em nome do Santo Milagreiro das doenças dos ossos. Após a eucaristia realizada na Ermida que se torna pequena para acolher os fiéis, é realizado um leilão onde várias peças de massa sovada, são arrematadas pelos presentes. Todas as peças possuem a particularidade de representarem os membros do corpo humano que foram alvo de cura, geralmente pernas ou braços.