INFORMAÇÃO

A Junta de freguesia de Almagreira, vem por este meio, informar a toda a população que foram iniciados ontem (13 de Novembro) os trabalhos de combate aos roedores pelos espaços públicos da nossa freguesia.

De acordo com o aviso da Campanha de desratização 2018, enviado ontem (13 de Novembro) e aqui publicado, alertamos a toda a população, na defesa de um postura preventiva e cuidadosa para a consciencialização de todos nós para os cuidados a adoptar.

A referida campanha incide, na colocação de estações rateiras, contendo isco rodenticida em grão de cereal e de cor avermelhada e contido em embalagens de 200gr, estando as zonas alvo devidamente sinalizadas por placa próprias.

Esta acção, de relevante e importância e pertinência, vai de encontro ao problema existente e comum, e que visa reduzir a presença de roedores pela zonas urbanas. De referir… que a resolução deste problema da redução ou eliminação de roedores, apenas obterá os resultados desejados, com a colaboração de todos nós. Só assim conseguiremos combater a presença dos mesmos, pelo que apelamos a que todos, para a necessária desratização dos seus terrenos, quer sejam urbanos, quer sejam rurais.

Mais informamos, que esta junta de freguesia, disponibiliza a todos os interessados, o manual de boas práticas de controlo e combate a roedores, bem como, panfletos alusivos para uma maior consciencialização de todo este processo de desratização.

Esta é uma iniciativa do Município de Vila do Porto, em estreita colaboração com as juntas de freguesia, neste caso concreto e por ser pioneira neste processo, com a Junta de freguesia de Almagreira.

Um combate comum, em beneficio de toda a freguesia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vimos informar à Comunidade de Almagreira, que durante esta ultima semana, foi realizada a campanha de desratização pelos espaços públicos da nossa freguesia.

A referida campanha, incidiu na colocação de estações rateiras contendo no seu interior 100 gr de rodenticida do tipo difetialona.

Nesta fase foram colocadas 56 estações rateiras por diversos espaços por toda a freguesia, com a fixação de placas sinalizadoras a identificar as respetivas zonas alvo deste processo. Assim sendo, aproveitamos desde já para alertar toda a população de Almagreira, para os cuidados a ter, nomeadamente com as nossas crianças nas seguintes zonas:

Moinho da Carreira, Mata-Mouras (Covas), todos os ecopontos da freguesia, Jardim do Mirante, Parque de festas de Almagreira e área envolvente, área envolvente edifício Polivalente, envolvente Parque Infantil, Cemitério Paroquial de Nossa Senhora da Paz, Copeira, Miradouro da Macela, Caminho da Ribeira – Praia, Ermida da Praia, Etar- Praia Formosa.

Em breve será efetuado o controlo e monitorização das referidas estações para verificação da necessidade de intensificação de estações ou de rodenticida.

A Campanha de desratização 2018 é uma iniciativa do Município de Vila do Porto em colaboração com a Junta de freguesia de Almagreira, sendo esta a primeira freguesia da ilha a realizar esta acção.

 

A Junta de freguesia de Almagreira, com a colaboração da Camara Municipal de Vila do Porto, está a realizar uma intervenção de corte e remoção de denso canavial na linha de água da Ribeira das Covas.

Um trabalho difícil e complexo, por não ser a altura ideal para levar a cabo a cabo este tipo de tarefas, contudo, sendo um dos nossos compromissos ao abrigo da nossa inscrição no programa Eco-freguesia, freguesia limpa 2018, nomeadamente com a inscrição da referida linha de água no programa ” A minha Ribeira”.

Pelo registo fotográfico aqui apresentado, poderão verificar o grau de complexidade deste árduo trabalho, ficando à consideração de todos a diferença do antes e depois. Alertamos também a todos os proprietários dos terrenos confinantes com a referida linha de água, para a sua responsabilidade na limpeza e remoção do canavial existente e que abundantemente vai tomando a ribeira, podendo causar obstrução da ribeira.

Uma palavra de apreço e reconhecimento aos trabalhadores envolvidos neste trabalho.

No âmbito das comemorações do dia Europeu do Mar, a Junta de Freguesia de Almagreira com a imprescindível colaboração dos alunos do 4º ano da Escola EBJI/1 de Almagreira, da Câmara Municipal de Vila do Porto e do Parque Natural da Ilha de Santa Maria, realizou à semelhança do ano passado a atividade “Os Suspeitos do Costume – Do Rio ao Mar sem Lixo”.

Inserida nos programas “Eco Freguesia, Freguesia Limpa 2019”, “Associação Bandeira Azul da Europa” e “Açores entre Mares”, representa uma das diversas atividades de sensibilização ambiental previstas para o presente ano, promovendo e contribuindo para que possamos alcançar o galardão de excelência como reconhecimento do trabalho desenvolvido por todos nós.

Após a atividade, dirigimo-nos à Sede da Junta de Freguesia e realizamos o hasteamento da Bandeira “Eco Freguesia, Freguesia Limpa 2018”, orgulhosamente recebida no dia 15 de maio em cerimónia que decorreu na Ilha do Pico.