

“Ambiente em Sintonia… Por Santa Maria” insere-se numa campanha ambiental mais alargada que está a ser desenvolvida em prol da minimização de várias problemáticas relacionadas com os resíduos, numa base de sensibilização, consciencialização e informação sobre os avanços conseguidos nesta área ao nível da ilha, fruto do trabalho de todas as entidades locais e do próprio Município, bem como alertar para o que ainda nos falta melhorar, enquanto comunidade, relativamente à recolha e correto encaminhamento de resíduos.
Almagreira é uma freguesia preocupada com as questões ambientais e com o impacto que um ambiente saudável pode e dever ter junto da população.
A prova disso mesmo são as mais diversas acções e actividades que têm desenvolvido.
Acções de sensibilização, a iniciativa
Costa limpa, uma limpeza de praia no âmbito do projeto eco freguesia e a Manutenção de duas ribeiras, um trabalho de elevada importância e por vezes não visível (pelo menos de uma forma imediata).
Para Marco Carvalho ” há ainda um longo caminho a percorrer”.
Destacou a importância em sensibilizar e mobilizar a população para boas práticas ambientais.
De há uns anos a esta parte que se ouve falar muito da reciclagem… A população de Almagreira faz reciclagem mas de acordo com o seu presidente de Junta ainda são cometidos alguns erros.
É essencial perceber e respeitar as regras implementadas nomeadamente na deposição dos resíduos indiferenciados e recicláveis. Adotar comportamentos sustentáveis, ter bem presente que os recursos ambientais são limitados e que se não os preservarmos eles desaparecem.
Abordamos ainda a nova Valência implementada pelo Município de Vila do Porto em colaboração com as juntas de freguesia do concelho, a criação de pontos de recolha de resíduos vegetais (verdes) e que infelizmente ainda passam despercebidos à maioria da população. Estamos a falar de uns contentores castanhos, que estão localizados em dois pontos na freguesia e segundo Marco “é fulcral a população conhecê-los e saber que podem ser uma mais-valia “.
Há pouco mais de dois anos foram instalados na freguesia Oleões, para depósito de óleos e Almagreira tem vindo a superar as expectativas, mostrando que a população os tem usado de forma responsável.
O trabalho da Junta reflete sem dúvida, o empenho para que Almagreira seja uma freguesia amiga do Ambiente.
Marco acrescentou ” este é um trabalho de todos”.