No passado dia 18 de Abril realizou-se o 5º convívio Mariense em westport, Massachusetts, Estados Unidos da América. O Convívio deste ano, teve como tema “Cinco anos de Convívio Mariense, Cinco Freguesias”, contando assim, com a presença do Presidente do Município de Vila do Porto e com a presença de todos os Presidentes de Junta da ilha.

Entre todos os Autarcas, esteve naturalmente presente o Presidente da Junta de Freguesia de Almagreira, Paulo Magalhães, que na ocasião teve a oportunidade de entregar à organização do Convívio, uma replica do Moinho da Carreira que foi recentemente reconstruído na freguesia de Almagreira, aproveitando igualmente o momento para dirigir algumas palavras aos emigrantes marienses, através do discurso aqui partilhamos:

Hoje estar aqui de novo com todos os nossos amigos emigrantes é uma grande alegria um orgulho trazer a presença da nossa terra neste convívio que se realiza pela quinta vez em terras tão distantes. Sabemos que vocês tem sempre presentes a nossa querida ilha de Santa Maria e que nunca se esquece dela e a prova disso é tudo o que fazem para a manter presente relembrando sempre a nossa cultura e as nossas tradições.

Cinco convívios por sinal cinco freguesias e uma ilha que nunca vos esquece uma ilha que sempre espera por todos vós e de todos os que a queiram visitar.

Das cinco freguesias da nossa ilha aqui represento uma delas, Almagreira que ficando no centro da ilha é o seu coração e fica ladeada por todas os outras.

Quero aqui lembrar a todos os emigrantes de Almagreira que tudo fazemos para que a nossa freguesia se desenvolva dando conforto a todos os que lá vivem e a todos os que nos visitam .

Em nome de Almagreira quero saudar toda a organização deste convívio pela sua persistência e trabalho nunca deixem de o realizar porque é muito importante para estreitar laços que nunca se separam e da nossa parte PODEM CONTAR CONNOSCO.OBRIGADO.

Aqui entrego uma réplica do moinho da carreira a ser restaurado pelo Município de Vila do porto, feito e oferecido aos nossos emigrantes pela carpintaria perdigão. Também ofereço uma bandeira da nossa Freguesia símbolo Heráldico do qual muito nos orgulhamos.

O Presidente da Junta de Freguesia de Almagreira
Paulo Jorge Magalhães

A Junta de Freguesia de Almagreira finalizou recentemente várias intervenções de manutenção de caminhos e espaços verdes da freguesia. Dessas intervenções destacam os trabalhos executados no Caminho do Moinho da Rocha, na Canada do Picão e na Fonte Mourato.

A realização deste tipo de ações regulares de manutenção e conservação, visam a melhoria contínua do bem-estar e comodidade da população de Almagreira, enquanto compromisso assumido por esta Junta, perante todos dos os munícipes da freguesia.

Natal é tempo de paz, alegria e convívio. É o momento de reunir a família, reencontrar amigos e estar junto de quem mais amamos. Que o novo ano que se aproxima, seja repleto de esperança e saúde, na certeza que estaremos sempre disponíveis e próximos de si todos os dias do ano.

Para todos e em especial para a população de Almagreira, desejo um Natal, repleto de alegria e paz, e um próspero ano novo com os maiores sucessos.

Paulo Magalhães
Presidente de Junta de Almagreira.

Decorreu no passado dia 21 de maio, na Sede da Junta de Freguesia de Almagreira, a cerimónia pública de entrega da Bandeira da Eco Freguesia – Freguesia Limpa. Na cerimónia de hasteamento, além dos presidentes de Junta galardoados, estiveram igualmente presentes os alunos da Escola do 1º Ciclo de Almagreira, o Presidente do Município de Vila do Porto, a Diretora do Parque Natural de Ilha e o Delegado da Secretaria Regional do Turismo e Transportes.

Além do simbolismo da cerimónia, é de realçar a informação avançada na ocasião pela a Diretora do Parque Natural de Ilha, Dr. Rita Câmara que afirmou que no próximo ano, todas as freguesias ilha irão participar no concurso.

Com o objectivo de proporcionar um melhor e abrangente serviço à população de Almagreira, demos já inicio às obras de construção de mais um ponto de recolha selectiva de resíduos. Este, com a importante vertente do oleão… aspecto importante e fundamental para o seguimento adequado aos óleos usados.
Aqui fica o registo com o desenvolvimento da referida obra.

Decorreu durante a tarde do dia 27 de junho no parque de festas de Almagreira uma atividade inserida no projeto denominado ” Jardinagem Sénior” para promoção da participação social dos nossos idosos.

Esta atividade foi realizada pelo Grupo Sénior de Santa Maria (GSSMA) em colaboração com as juntas de freguesia e tem como objetivo o embelezamento dos espaços públicos de cada uma delas.
Para a junta de freguesia de Almagreira, que desde logo manifestou interesse em participar/apoiar esta atividade, reconhecendo a elevada importância deste tipo de ações na envolvencia dos nossos idosos em ações e atividades diversas de promoção à participação social.

À semelhança dos anos anteriores estão previstas algumas atividades lúdico-pedagógicas para crianças, a serem concretizadas nas zonas balneares da ilha, integradas no programa Bandeira Azul. As mesmas correspondem a Jogos Ambientais que este ano serão intitulados por: “A BRINCAR E A RIR PARA O MAR NÃO POLUIR”, consulte a calendarização que corresponde ao mês de julho. Haverá ofertas de brindes! Não é necessário inscrição.
No mês de Agosto haverão mais!

Vimos informar a toda a população de Almagreira, que na próxima 2ª feira (09 de julho), irá realizar-se a segunda .

Como tal, convidamos todos os cidadãos da nossa freguesia a estarem presentes na referida sessão, que tem como grande objetivo o esclarecimento e a participação de todos aqueles que o queiram fazer.

Aproveito para fazer referencia, que são nestas sessões que são apresentados e debatidos diversos pontos de interesse para a nossa freguesia e para os nossos cidadãos, promovendo e contribuindo para o esclarecimento de toda a população.

Teremos diversos pontos para apresentar e debater relativamente às atividades e investimentos realizados neste ultimo trimestre (abril, maio e junho) bem como a apresentação do novo website da Junta de freguesia.

Convictos da vossa presença e participação, informamos que a referida sessão ordinária será no Edifício Polivalente de Almagreira (Casa do Povo) pelas 19h30.

Não fique em casa… apareça e participe!

Com os melhores cumprimentos.
JFA