No âmbito da 10.ª Semana dos Resíduos dos Açores e da 11.ª Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos, o Município de Vila do Porto lançou um programa de atividades, destinada a diversos públicos, e que inclui um conjunto de ações que visa essencialmente sensibilizar os/as marienses sobre a gestão sustentável dos recursos e dos resíduos, promovendo assim uma alteração de comportamentos no que concerne aos seus hábitos de consumo.

A próximas atividades a desenvolver, já nos próximos dias 23 e 24 de novembro (sábado e domingo), são as “Oficinas Criativas: Redução e Reutilização de Materiais” entre as 10:00 e as 13:00 na Igreja de N. Sra. da Vitória e o “Piquenique no Parque: Consigo Comer sem produzir Resíduos” na Reserva Florestal de Recreio de Valverde. Ambas as atividades são abertas à população pelo que convidamo-los/as a participar.

 

 

A Junta de freguesia de Almagreira, promoveu e desenvolveu no passado domingo, à semelhança dos anos anteriores, o habitual almoço de natal para toda a população sénior desta freguesia.
Um agradecimento especial a todos os que acolheram ao nosso convite e marcaram presença no referido convívio. Uma palavra também para todos aqueles que gostariam de estar presentes e que por motivos de força maior, não o puderam fazer.
É com enorme satisfação e orgulho, que trabalhamos no sentido de promover e possibilitar anualmente este importante momento de convívio, confraternização e partilha entre todos.
Um enorme obrigado a todos os que fizeram parte da equipa organizadora, sempre disponíveis e prontos a colaborar na organização dos nossos eventos (Cátia Pinheiro, Rúben Melo, Patrícia Cabral, António Costa, Manuel Carvalho e Helena Resendes). Um agradecimento publico ao Sr. Presidente da Casa do Povo de Almagreira, pela colaboração e pronta disponibilidade para a cedência do espaço.

Um feliz e Santo Natal.

JFA

 

Em resultado da morte dos anteriores cedros, replantamos junto ao acesso ao parque de festas de Almagreira, uma tipologia de cedros diferente.

Acreditamos que se vão desenvolver.

 

A JUNTA DE FREGUESIA DE ALMAGREIRA, PROMOVE NOVA CAMPANHA DE VACINAÇÃO E APLICAÇÃO DE CHIP EM CANÍDEOS E GATIDEOS.

A Junta de freguesia de Almagreira, à semelhança dos anos anteriores, irá desenvolver no próximo dia 11 de Julho (sábado), uma nova ação de vacinação e colocação de Chip em canídeos e gatídeos.
A promoção desta ação, surge no seguimento das campanhas desenvolvidas anteriormente, onde se pretende, facilitar o acesso dos animais ao procedimento obrigatório de registo e vacinação, de uma forma cómoda e célere.
A referida ação irá decorrer entre as 10h30 e as 12h30, nas instalações da Copeira, podendo simultaneamente, tratar da renovação da respetiva licença nas instalações da junta de freguesia, que se encontrará em funcionamento para o efeito.

Aproveite esta oportunidade!

JFA

 

A Junta de freguesia de Almagreira, irá promover no próximo dia 26 de julho, uma ação eco-cívica de sensibilização ambiental.
Esta ação é composta por uma caminhada ecológica pelo Trilho Municipal PR06 “Areia Branca”, sendo uma das várias atividades, a que nos propusemos efetuar ao abrigo do Programa Eco-freguesia, freguesia limpa 2020, bem como, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Conservação da Natureza que se assinala no 28 de julho.

Esta atividade, surge no seguimento do trabalho desenvolvido na freguesia de Almagreira a nível ambiental, pretendendo alertar e sensibilizar a população, para os atuais problemas ambientais, apelar á adoção de procedimentos ambientalmente adequados no tratamento de resíduos e realçar o papel de todos nós no âmbito da preservação e conservação da natureza.
Para além do anteriormente referido, esta atividade visa simultaneamente promover e sensibilizar as pessoas, para a adoção de hábitos de vida saudável, nomeadamente, a manutenção da sua condição física através de caminhadas/passeios na natureza.

A participação na caminhada ecológica, depende de inscrição prévia, a decorrer até ao dia 24 de julho, através dos meios/contatos apresentados no cartaz do evento.

Participe! Venha passar uma manhã diferente, desfrutando das belezas naturais únicas do Trilho Municipal PR06 ” Areia Branca”.

Contamos consigo.

 

A Junta de freguesia de Almagreira vai promover no próximo dia 26 de julho, uma ação eco-cívica de sensibilização ambiental.

Esta ação é composta por uma caminhada ecológica pelo Trilho Municipal PR06 “Areia Branca”.

Esta atividade, surge no seguimento do trabalho desenvolvido na freguesia de Almagreira a nível ambiental, pretendendo alertar e sensibilizar a população, para os atuais problemas ambientais, apelar á adoção de procedimentos ambientalmente adequados no tratamento de resíduos e realçar o papel de todos nós no âmbito da preservação e conservação da natureza.

O nosso convidado foi Marco Carvalho, presidente da Junta de Freguesia de Almagreira.

Fonte : Redação CAA /JF Almagreira

 

 

 

 

A Sensibilização Ambiental é uma ferramenta essencial para a mudança comportamental relativamente ao meio ambiente.
Sensibilizar é procurar atingir uma predisposição da população para uma mudança de atitudes. Mudar atitudes requer educação, apresentando os meios da mudança que conduzem à melhor atitude, ao comportamento adequado perante o ambiente.
As ações de sensibilização e educação ambiental, visam estimular nos cidadãos, mudanças de condutas e comportamentos, em particular ao nível do espírito de participação e responsabilidade civil, demonstrando a importância da limpeza pública, do planeamento e execução da recolha de resíduos, de reduzir a produção dos resíduos e reutilizar, reciclar e/ou valorizar determinados resíduos.
Foi com esse propósito, que a Junta de freguesia de Almagreira, no âmbito das suas responsabilidades, desenvolveu um inovador trabalho de audiovisual, conjugando promoção ambiental e a promoção da própria freguesia.
Com elevada expetativa dedicamos este vídeo a toda a população, com a convicção de que esta nova ferramenta suscite maior interesse e atenção de todos nós relativamente ao ambiente.

“Pensar em sustentabilidade ambiental, é pensar na família, no próximo e em você mesmo”

Promoção, Educação e Sensibilização Ambiental – Video Caminhada Ecológica.

A Sensibilização Ambiental é uma ferramenta essêncial para a mudança comportamental relativamente ao meio ambiente. Sensibilizar é procurar atingir uma predisposição da população para uma mudança de atitudes. Mudar atitudes requer educação, apresentando os meios da mudança que conduzem à melhor atitude, ao comportamento adequado perante o ambiente.As ações de sensibilização e educação ambiental, visam estimular nos cidadãos, mudanças de condutas e comportamentos, em particular ao nível do espírito de participação e responsabilidade civil, demonstrando a importância da limpeza pública, do planeamento e execução da recolha de resíduos, de reduzir a produção dos resíduos e reutilizar, reciclar e/ou valorizar determinados resíduos.Foi com esse propósito, que a Junta de freguesia de Almagreira, no ambito das suas responsabilidades, desenvolveu um inovador trabalho de audiovisual, conjugando promoção ambiental e a promoção da própria freguesia. Com elavada expetativa dedicamos este video a toda a população, com a convicção de que esta nova ferramenta suscite maior interesse e atenção de todos nós relativamente ao ambiente."Pensar em sustentabilidade ambiental, é pensar na familia, no próximo e em você mesmo"

Publicado por Junta de Freguesia de Almagreira em Sexta-feira, 14 de agosto de 2020

“Ambiente em Sintonia… Por Santa Maria” insere-se numa campanha ambiental mais alargada que está a ser desenvolvida em prol da minimização de várias problemáticas relacionadas com os resíduos, numa base de sensibilização, consciencialização e informação sobre os avanços conseguidos nesta área ao nível da ilha, fruto do trabalho de todas as entidades locais e do próprio Município, bem como alertar para o que ainda nos falta melhorar, enquanto comunidade, relativamente à recolha e correto encaminhamento de resíduos.

 

Almagreira é uma freguesia preocupada com as questões ambientais e com o impacto que um ambiente saudável pode e dever ter junto da população.

A prova disso mesmo são as mais diversas acções e actividades que têm desenvolvido.

Acções de sensibilização, a iniciativa

Costa limpa, uma limpeza de praia no âmbito do projeto eco freguesia e a Manutenção de duas ribeiras, um trabalho de elevada importância e por vezes não visível (pelo menos de uma forma imediata).

Para Marco Carvalho ” há ainda um longo caminho a percorrer”.

Destacou a importância em sensibilizar e mobilizar a população para boas práticas ambientais.

De há uns anos a esta parte que se ouve falar muito da reciclagem… A população de Almagreira faz reciclagem mas de acordo com o seu presidente de Junta ainda são cometidos alguns erros.

É essencial perceber e respeitar as regras implementadas nomeadamente na deposição dos resíduos indiferenciados e recicláveis. Adotar comportamentos sustentáveis, ter bem presente que os recursos ambientais são limitados e que se não os preservarmos eles desaparecem.

Abordamos ainda a nova Valência implementada pelo Município de Vila do Porto em colaboração com as juntas de freguesia do concelho, a criação de pontos de recolha de resíduos vegetais (verdes) e que infelizmente ainda passam despercebidos à maioria da população. Estamos a falar de uns contentores castanhos, que estão localizados em dois pontos na freguesia e segundo Marco “é fulcral a população conhecê-los e saber que podem ser uma mais-valia “.

Há pouco mais de dois anos foram instalados na freguesia Oleões, para depósito de óleos e Almagreira tem vindo a superar as expectativas, mostrando que a população os tem usado de forma responsável.

O trabalho da Junta reflete sem dúvida, o empenho para que Almagreira seja uma freguesia amiga do Ambiente.

Marco acrescentou ” este é um trabalho de todos”.

 

“A Reciclagem e o seu impacto na Natureza”

Inserida no Programa Eco freguesia, freguesia limpa 2020, a Junta de Freguesia de Almagreira proporciona uma vez mais, a elaboração dos habituais panfletos alusivos à área ambiental, numa iniciativa de promoção, sensibilização e educação ambiental dirigida a toda a comunidade.

Pretende-se através desta iniciativa, promover o esclarecimento e a sensibilização educacional da nossa comunidade, para a importante e necessária adoção de comportamentos adequados e sustentáveis para a defesa e preservação do nosso ecossistema.

A utilização dos meios digitais, nomeadamente, página da internet e redes sociais, revestem-se de relevante importância, para uma ampla e abrangente divulgação dos respetivos panfletos. Contudo e complementarmente, para além da referida divulgação digital, foram simultaneamente disponibilizados em suporte de papel, pelos estabelecimentos comerciais existentes na freguesia para acesso da população em geral.

 

👉 8 de junho (Dia Mundial dos Oceanos).

Inserida no âmbito da já habitual participação da freguesia de Almagreira, no programa “Eco freguesia, freguesia Limpa”, nomeadamente, com a inscrição do areal da Praia Formosa no projeto “Costa Limpa”, a Junta de freguesia de Almagreira, irá promover no próximo dia 8 de junho, uma ação de sensibilização e educação ambiental.
Esta atividade é composta por uma ação de limpeza da Orla Costeira da Praia Formosa, e está simultaneamente integrada, na campanha “Açores entre Mares 2021” pela iniciativa “Lixo Zero no Mar dos Açores”, implementada pela Direção dos Assuntos do Mar (DRAM), no âmbito do Plano de Ação para o Lixo Marinho (PALMA).

Para a realização desta atividade, e porque acreditamos que a mensagem atinge mais eficazmente o resultado pretendido, quando transmitida por crianças e jovens, teremos a importante e participação da comunidade escolar da EB1/JI de Almagreira, onde se integram, alunos, docentes e auxiliares, totalizando sensivelmente 35 participantes.

Com esta atividade, pretende a junta de freguesia de Almagreira, que no domínio da educação ambiental, esta iniciativa contribua para:

👉SENSIBILIZAR A SOCIEDADE PARA A PROBLEMÁTICA DO LIXO MARINHO, COM VISTA À SUA MITIGAÇÃO;
👉LIMPAR AS ZONAS COSTEIRAS DAS NOSSAS ILHAS PARA O MELHOR USUFRUTO DO LITORAL, NA ÉPOCA BALNEAR QUE SE APROXIMA;
👉RECOLHER INFORMAÇÃO PARA MELHOR CONHECER O PROBLEMA DO LIXO MARINHO NAS NOSSAS ILHAS.

Mais do que limpar, é preciso educar a mudança!

Colabore! Junte-se a nós!
#AcoresEntreMares2021