No dia 20 de maio comemoramos o dia Europeu do Mar.

Colabore connosco na atividade de sensibilização ambiental relacionada com o mar “Os Suspeitos do Costume – Do Rio ao Mar sem lixo”.

A Junta de Freguesia de Almagreira conta com a sua participação na ação de limpeza do areal da Praia Formosa!

Veja mais detalhes no cartaz em anexo.

 

A Junta de Freguesia de Almagreira, em colaboração com a Câmara Municipal de Vila do Porto, vem por este meio tornar publico as datas das Assembleias Participativas do Orçamento Participativo Municipal de Vila do Porto.

Por considerarmos importante e não querendo ficar alheios, vimos apelar para a participação de todos nas referidas assembleias, promovendo e contribuindo para o desenvolvimento da nossa Ilha.

Para mais informações, nomeadamente o regulamento e a ficha de apresentação de propostas, consultar o site: op.cm-viladoporto.pt

 

No âmbito das comemorações do dia Europeu do Mar, a Junta de Freguesia de Almagreira com a imprescindível colaboração dos alunos do 4º ano da Escola EBJI/1 de Almagreira, da Câmara Municipal de Vila do Porto e do Parque Natural da Ilha de Santa Maria, realizou à semelhança do ano passado a atividade “Os Suspeitos do Costume – Do Rio ao Mar sem Lixo”.

Inserida nos programas “Eco Freguesia, Freguesia Limpa 2019”, “Associação Bandeira Azul da Europa” e “Açores entre Mares”, representa uma das diversas atividades de sensibilização ambiental previstas para o presente ano, promovendo e contribuindo para que possamos alcançar o galardão de excelência como reconhecimento do trabalho desenvolvido por todos nós.

Após a atividade, dirigimo-nos à Sede da Junta de Freguesia e realizamos o hasteamento da Bandeira “Eco Freguesia, Freguesia Limpa 2018”, orgulhosamente recebida no dia 15 de maio em cerimónia que decorreu na Ilha do Pico.

 

As monotorizações de controlo integrado de roedores mostram que as populações de ratos diminuíram consideravelmente nas freguesias de Santa Bárbara, São Pedro e Almagreira.

No geral, verifica-se que nas últimas monitorizações que englobam o mês de abril e maio, a zona de costa apresenta valores de consumo de rodenticida elevados, seguindo-se as zonas intermédias, que são as zonas com maior densidade populacional.

Sabendo que, em março foi o período em que se iniciou a reprodução dos roedores, os primeiros indivíduos já apresentam sinais de saídas, a afluência destes novos indivíduos às estações rateiras será maior ou menor conforme os nossos hábitos de higiene.

Desta forma, apela-se que:

– Não sejam deixados restos de alimentos e ração de animais domésticos desprovidos de acondicionamento (principalmente à noite);

– O lixo seja acondicionado e colocado nos respetivos contentores;

– Cada cidadão/ã coloque rodenticida à volta das suas propriedades junto aos muros preferencialmente em estações rateiras ou debaixo de telhas ou dentro de tubos largos de PVC (presos ao local);

– Os pátios ao redor das casas estejam limpos;

– Não sejam deixados material vegetal ou madeiras amontoadas junto a espaços habitados.

O verão é propício à saída e propagação de roedores, para que não ocorram novas infestações será necessário um trabalho conjunto de todos/as, quer das entidades competentes, quer de cada cidadão/ã.

 

Fonte: http://www.cm-viladoporto.pt/SITE/projectos/ver.php?id=1795#.XOwUoGwXXhc.gmail 

 

 

 

Um Inquérito sobre Modos de Vida e Sociabilidades está a ser aplicado nos Açores, através do trabalho de campo efetuado pela CONSULMARK2. A entidade contratante é a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, através do CICS.NOVA (Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais), tendo o estudo sido encomendado pela Secretaria Regional da Solidariedade Social – Governo Regional dos Açores.

Este estudo tem por finalidade proceder à caracterização das vivências, modos de vida e experiências de sociabilidade entre os habitantes da Região Autónoma dos Açores. Este estudo será aplicado na freguesia de Almagreira muito em breve.

Entrevistadores e entrevistadoras devidamente identificados, deslocar-se-ão à nossa Freguesia com o objetivo de realizar entrevistas a habitantes locais, os quais serão selecionados de forma aleatória.

Agradecemos desde já a vossa disponibilidade e colaboração, para que este estudo possa ser concluído com sucesso.

A Direção Regional do Ambiente está a dinamizar a ação de sensibilização de redução de produção de resíduos nas Festas de Verão, que estão a começar.

Neste sentido, apelamos à consciencialização das comissões das festas, bem como ao público em geral para a redução da produção e correto encaminhamento dos resíduos para destino final adequado, como forma de proteger o ambiente que é nosso e que nos rodeia.

 

Comissões das Festas

 

 

 

Público em geral

 

 

Lembre-se:
Pequenos gestos fazem a diferença!

Terminadas que estão mais umas festas em honra de Nossa Senhora do Bom Despacho, que decorreram durante o passado fim de semana (26, 27 e 28), é chegada hora de manifestar publicamente um agradecimento à Comissão Organizadora da Festas de Almagreira 2019.
Agradecimento e reconhecimento por todo o trabalho desenvolvido, pelo empenho e pela dedicação com que de uma forma excepcional organizaram e programaram as referidas festividades.
Estão de parabéns a Comissão das festas 2019, bem como todos aqueles que contribuíram para um desenvolvimento e crescimento muito significativo das nossas festividades e que inquestionavelmente se consolidaram como um êxito e um.exemplo a seguir.

JFA.

 

Programa OTLJ – Ocupação de Tempos Livres – Jovem.
Durante o corrente mês de julho, na sequência de uma Candidatura efectuada por esta junta de freguesia, na qual ficaram colocados ao abrigo do Subprograma Protecção, Preservação e divulgação do Património Histórico e Cultural, dois jovens desta freguesia.
Salientar, que o objectivo do programa é proporcionar aos jovens uma forma inovadora de ocupar os seus tempos livres, contribuindo para a sua educação não formal, pela aquisição de novos saberes, normas e valores inerentes a uma cidadania responsável, bem como o acumular de experiências sociais e profissionais decisivas para a formação de cidadãos habilitados e responsáveis.
Foi com este propósito que nos candidatamos, possibilitando assim, que o David Curado e o Diogo Magalhães usufruíssem dessa experiência, prestando a sua colaboração em pequenas manutenções em prol do Património da freguesia de Almagreira, na qual agradecemos a disponibilidade.

JFA.

Decorreu no passado dia 11, o desfile etnográfico 2019, marcando assim o arranque das festas 15 agosto deste ano.
Como não poderia deixar de ser, a Junta de freguesia de Almagreira aliou-se ao evento com a representatividade de alguns temas através da importante colaboração de alguns cidadãos desta freguesia, os quais queremos agradecer a disponibilidade desde logo manifestada.
Obrigado ao Sr. Manuel Constantino com a representatividade da construção de diversas peças em madeira, como alternativa à construção das violas da terra que infelizmente em resultado das condições adversas que se fizeram sentir durante toda a tarde em Almagreira não poderam sair.
Obrigado ao Sr. José Moura que nos demonstrou a arte da elaboração das colheres de pau, ainda hoje muito utilizadas na confeção da nossa gastronomia.
Obrigado ao Sr. Manuel Cabral (Perdigão) que nos brindou com a elaboração de diversas peças, tais como, pratos, jarras, arados, grades, piões e fechaduras de madeira.
Um obrigado ao Rancho Folclórico da Casa do Povo de Almagreira pela colaboração na ornamentação da carrinha e pela participação no desfile com demonstração dos trajes, utensílios e das danças tradicionais.
Por fim um agradecimento especial ao Francisco Coelho (Carroça) pela enorme colaboração e cedência da viatura.

JFA